Guia de Exames e Procedimentos
Encontre rapidamente exames e cirurgias de todas as especialidades urológicas.
Transplante realizado com rim de doador vivo compatível, geralmente parente ou pessoa próxima.
Saiba maisO câncer de próstata é uma neoplasia maligna que se origina nas células da próstata, glândula responsável pela produção de parte do líquido seminal. Essa é uma das doenças oncológicas mais frequentes em homens, especialmente a partir dos 50 anos.
Saiba maisO cálculo em ureter proximal ocorre quando uma pedra se aloja na porção inicial do ureter, região próxima ao rim. Essa condição, portanto, pode comprometer significativamente o fluxo urinário e provocar dilatação do sistema coletor.
Saiba maisO ureter retrocava é uma anomalia congênita rara em que o ureter não segue o trajeto anatômico habitual. Em vez disso, ele passa por trás da veia cava inferior, o que provoca compressão progressiva do ureter.
Saiba maisO cálculo coraliforme é um tipo de cálculo renal complexo que ocupa grande parte do sistema coletor do rim, assumindo um formato semelhante a um coral.
Saiba maisA endometriose pélvica severa é uma condição ginecológica crônica caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, principalmente na pelve.
Saiba maisO câncer de bexiga é uma neoplasia maligna que se desenvolve a partir das células que revestem internamente a bexiga. Entre os sintomas mais comuns, destacam-se sangue na urina (hematúria), ardor miccional, aumento da frequência urinária e dor pélvica.
Saiba maisO refluxo vesicoureteral é uma condição em que a urina retorna da bexiga para os ureteres e, em alguns casos, para os rins. Esse fluxo retrógrado ocorre devido a uma falha no mecanismo valvular da junção entre o ureter e a bexiga.
Saiba maisO feocromocitoma é um tumor raro que se origina, principalmente, na medula da glândula adrenal. Essa glândula, localizada acima dos rins, é responsável pela produção de hormônios essenciais, como adrenalina e noradrenalina.
Saiba maisA estenose da junção ureteropélvica (JUP) é uma condição caracterizada pelo estreitamento da região onde o rim se conecta ao ureter. A obstrução crônica causada pela estenose de JUP provoca aumento da pressão intrarrenal. Assim, ocorre destruição gradual do parênquima renal.
Saiba maisA estenose do ureter distal é uma condição caracterizada pelo estreitamento da porção final do ureter, segmento responsável por conduzir a urina do rim até a bexiga.
Saiba maisO prolapso de órgãos pélvicos é uma condição caracterizada pela descida da vagina, da bexiga, do útero ou do reto em direção ao canal vaginal.
Saiba mais