Disfunção miccional
Válvula de uretra posterior
Enurese noturna
Bexiga neurogênica
Criptorquidia
Megaureter
Hidronefrose antenatal

Disfunção
miccional

A disfunção miccional é muito comum em crianças. Trata-se de uma disfunção da bexiga caracterizada por um padrão anormal no seu enchimento ou esvaziamento. O controle da função miccional na infância é adquirido a partir de 2 anos de idade, podendo ocorrer até os 4 anos. Esse distúrbio está presente em 15% das crianças aos 7 anos, sendo mais comum em meninas. É causa de infecção urinária em crianças após 4 anos de idade e, quando não tratada, também origina baixa autoestima, isolamento social e alterações comportamentais.

Pode-se manifestar com perdas de urina durante o dia, enurese noturna, urgência miccional, dores abdominais, micções irregulares ou pouco frequentes (retenção), constipação intestinal, resíduos de urina e/ou fezes na roupa, sensação de não esvaziamento vesical, vulvovaginites ou assaduras intratáveis, infecções urinárias recorrentes, refluxo vesicoureteral secundário (retorno de urina da bexiga para os rins), entre outros.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado, visando melhorar a condição social da criança e prevenir a formação de cicatrizes renais em crianças acometidas por infecção urinária.