III edição da Jornada de Urologia e Nefrologia Pediátrica foi um sucesso

Em 11 e 12 de outubro de 2019, aconteceu a III Jornada de Urologia e Nefrologia Pediátrica em Cascavel-PR. Esta edição, assim como nas edições anteriores, contou com a participação de grandes professores do Brasil. O evento promovido pela Master Clínica, em parceria com a Renalclin – Clínica do Rim e Hospital São Lucas (FAG), ocorreu no anfiteatro do Hospital São Lucas.

No primeiro dia do evento, ocorreu o Workshop de cirurgias urológicas com transmissão simultânea para o anfiteatro, onde se encontravam os participantes, realizadas pelo Dr. Antônio Carlos Moreira Amarante, cirurgião Pediátrico, chefe do departamento de Urologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba/PR, com mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná e aperfeiçoamento em Cirurgia Pediátrica pela Alder Hey Children’s Hospital (1984).

No segundo dia, ocorreram as palestras abordando temas da nefrologia e urologia pediátrica como hipertensão arterial sistêmica na infância; litíase renal; hidronefrose antenatal; hérnias inguinais, criptorquidia, fimose e hipospátia; enurese noturna e exames de imagem na urologia infantil (ultrassonografia e uretrocistografia miccional).

O encontro também teve a honra de receber a Dra. Karen Previdi Olandoski, nefrologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela discutiu sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da Infecção do Trato Urinário (ITU) na Infância, enfatizando sobre a prevalência de 5% dos lactentes entre 2 e 24 meses com quadro febril sem foco infeccioso aparente apresentarem ITU e sobre o risco de desenvolverem uma lesão renal decorrente da ITU.

Também ministraram palestras os seguintes medicos: Dra. Mariana Araújo Barbosa Tanaka e Dr. Renato Sposito Correa – Nefrologistas pediátricos da Renalclin; Dra. Carolina Talini – Cirurgia pediátrica; Dr. Alex Sato Tanaka e Dr. Gustavo Marconi C. Martins – Urologistas pediátricos da Masterclinica e Dr. Fabiano Emori – Radiologista.

Uma das características principais que tem garantido o sucesso deste evento é o estabelecimento efetivo da interação entre os palestrantes, acadêmicos, pediatras, cirurgiões infantis e urologistas, que encontram na jornada uma oportunidade de discutir a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado das principais patologias nefrológicas e urológicas pediátricas.

Fotos

feito com
icone criação de sites