A Saúde do Homem em foco

De acordo com a última estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, (Inca, 2014/2015), os tipos de câncer mais presentes nos homens brasileiros seriam: próstata (68.800 novos casos), pulmão/brônquios (16.400), cólon e reto (15.000), estômago (12.800), pele/não melanoma (98.400) e cavidade oral (11.200 novos casos).

Sendo ainda mais específico, na região Oeste do Paraná, segundo pesquisa realizada de 2014 até julho de 2015 pelo Sistema de Informação de Mortalidade do Estado (SIM), foram registrados 430 óbitos ocasionados pelo câncer, destacando-se os três primeiros tipos citados anteriormente: 82 mortes por câncer de brônquios e pulmões, 69 próstata e 54 óbitos de câncer de estômago.

Diante dessa realidade, as ações do Cascavel Azul 2015, organizadas pela Associação Cascavel Rosa, tiveram foco muito grande em palestras educativas em empresas, principalmente nas quais trabalham grande quantidade de homens. A campanha teve apoio do Lions Clube de Cascavel, além de várias empresas e entidades.

Tendo início no dia 8 de Agosto de 2015, a campanha Cascavel Azul fez o Mutirão da Saúde do Homem, onde foram realizados mais de 2.500 atendimentos gratuitos, incluindo serviços de saúde como: exames de colesterol, triglicérides, glicemia, acuidade visual, PSA, massagem, orientações para a produção de soro caseiro, dentre outros. Além disso, na manhã de dia dos pais, voluntárias entregaram kits de orientações e cuidados com a saúde aos homens que passavam pela procissão da Festa de São Cristóvão, e o Dia da Beleza do Homem, promovido pelo Instituto Globoaves, promoveu cortes de cabelo, limpeza de pele, hidratação facial, terapia capilar, dica de saúde, e vários outros.

Para encerrar o mês e as atividades, no domingo dia 30 de Agosto, a emoção tomou conta na Caminhada do Cascavel Azul, promovida em parceira com o Circuito Sesc (Caminhada e Corrida de Rua Etapa Cascavel).

A Master Clínica esteve presente nos eventos com os Drs. Fabio Souza e José Barbosa Mendes, ministrando palestras e orientando os trabalhadores em como cuidar da saúde.

Durante todo o mês, uma média de 800 pessoas receberam palestras que foram ministradas por médicos parceiros e voluntários da campanha.

Confira as fotos da Campanha que colocou a Saúde do Homem em Foco